terça-feira, 31 de agosto de 2010

Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira III

Agora, mostraremos os vencedores do Módulo Design Estrutural.
Design Estrutural Forma
Treo Ace Pfizer
Vencedor: 3D Modeling

O objetivo era desenvolver embalagens compostas por um pote e um inserto,, ambos plásticos, para usá-los como embalagem secundária e meio de proteção a um frasco de vidro para vacina animal.
A inovação do frasco está na produção da embalagem por apenas um processo de transformação, pois uma parte do pote que precisaria ser removida e se tornaria material processado, acabou sendo utilizada como inserto para travamento do frasco de vidro.
E o resultado foi que com a economia do processo otimizado foi possível produzir uma tampa que antes não estava prevista no planejamento.

Design Estrutural - Funcionalidade
Recuperador de bandejas Danone
Vencedor:MWV Sistemas de Embalagem
Como as bandejas de danone são materiais sensíveis e acabavam se partindo, os clientes acabavam devolvendo os potinhos que estavam desgrudados da bandeja, mesmo estando em ótimas condições.
O desafio era desenvolver uma embalagem única que conseguisse recuperar, ou seja, juntar todos os potinhos, independente da quantidade, 4,6 ou 8.
E todos saíram ganhando com essa invenção, para a empresa eficiência ecônomica e ambiental, para o repositor facilidade na hora de colocar na gôndola e para o consumidor, além da bandeja não despedaçar, o recuperador pode servir, também, como alça.

Módulo de Materiais, Conversão e Impressão


Tecnologia em Embalagens de Alimento
La Fruta Limão Nestlé
Vencedor:Multilabel

O obejetivo era o desenvolvimento de um rótulo harmônico que chamasse a atenção do cliente no PDV.
Para isso, a impressão do rótulo é em letter press e utilização do processo in mold label que faz a fusão do rótulo com a embalagem primária.
Assim, os rótulos da tampa e do pote formam um conjunto harmônico, visando sempre a aparência de realidade da fruta.

Tecnologia em Embalagens de Higiene e Limpeza
Amaciante Ypê - Amore 2L
Vencedor: MultiLabel


O objetivo era o desenvolvimento de um novo produto para uma linha já existente e bem posicionada no mercado.
Para isso, a impressão do rótulo é em letter press e utilização do processo in mold label que faz a fusão do rótulo com a embalagem primária.
Assim, a embalagem conseguiu reunir os conceitos de suavidade, leveza e delicadeza, considerados muito importante no setor de higiene e limpeza.

Tecnologia em Embalagens de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos
Sobreembalagem para solução parenteral
Vencedor: Santa Rosa Embalagens
O objetivo era criar uma estrutura para ser utilizada em equipamento automático de envase, com janela transparente no verso, para utilização do produto.
Seu diferencial é uma embalagem farmacêutica de alta barreira que permite a esterilização de todo o conjunto, eliminando o risco de contaminação em bolsas de PVC e a redução de volume de solução parenteral, mantendo a concentração original de antibiótico.
Foram utilizados filmes,adesivos e tintas especiais que resistem a altas temperaturas.
E como resultado, um amento significativo na velocidade da produção, redução de mão-de-obra na linha de ênvase. Além de melhoria na qualidade, no shelflife e na apresentação do produto.


Tecnologia em Embalagens de Produtos em Geral

Vitalure 740
Vencedor:AkzoNobel Packing Coatings


O objetivo era desenvolver um revestimento para embalagens metálicas de tintas que pudesse ampliar seu prazo de validade nas prateleiras das lojas.
Além de ter sido homologado pelos principais fabricantes de tintas do país, o seu prazo de validade nas pratelieras aumentou em 50%.

Fonte: Site da ABRE

Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira II

Agora apresentaremos o módulo Design Gráfico.
Design Gráfico de Alimentos Doces
Ovo Nestlé Gold
Vencedor: Future Brand BC&H

O Ovo Nestlé Goldfoi lançado no Brasil durante o mês de março, antes da Páscoa.
O desafio era criar uma embalagem com formato inovador inspirado nas malas criadas pela alta costura francesa, marcas de luxo. E como resultado, esse produto foi eleito na categoria premium.

Design de Bebidas Alcoólicas
Chandon Baby Rose
Vencedor:B+G Designers

O Chandon Baby Rose é um produto voltado para o público jovem,frequentador de casas noturnas.
E como diferenciais, rótulo transparente com recursos de serigrafia,relevo, hot stamping e efeitos holográficos sobre a garrafa pintada com tinta metalizada prata.
E como resultado conseguiram colocar na embalagem tudo o que os jovens procuram: modernidade, beleza e status.


Design Gráfico de Higiene e Limpeza:

Linha Limpeza Carrefour
Vencedor: Pande Design Solutions
Os dois objetivos principais para a criação dessa embalagem eram deixar clara suas propriedades e beneficíos e destacar-se no PDV.
O difrencial é que as embalagens ajudam o consumidor a escolher o produto adequado para sua casa.
E como resultado estão mesmo chamando mais atenção na gondôla.


Design Gráfico de Cosméticos,Cuidados Pessoais, Saúde e Famacêuticos

Protetores Solar Jacques Burnier
Vencedor: Brain Box Design
A linha de protetores Jacques Burnier é voltada para o público C/D.
O desafio era criar uma linha que chamasse atenção nos PDV's.
Diferenciais: A embalagem tem um formato difrente dos concorrentes, e o FPS tem destaque para facilitar a escolha para os consumidores.
E como resultado, a expectativa de vendas foi superada em 30%.

Design Gráfico de Produtos em Geral
Sacola Varal
Vencedor: 6D
As lojas necessitavam de uma sacola que funcionasse como sacola e embalagem de presente com um valor acessível.
Resultado: Embalagens versáteis, divertidas e muito atrativas dentro do valor estipulado pelo cliente.

Design Gráfico de Família de Produtos
Linha Jequiti Erva-Doce Mais
Vencedor: Design Emocional



O objetivo era a criação de uma linha contemporânea e que atingisse todos os gostos.
Os frascos são simples, translúcidos e destacam os produtos.
E com isso a cor dos frascos remete a suavidade, o que é uma sensação esperada para um produto de erva-doce.

Design Gráfico - Redesign Alimentos e Bebidas
FIT
Vencedor: Dil Brands
O objetivo desse redesign é a modernização da embalagem,mas sem que o consumidor deixe de identificá-la.
E os desafios para a reformulação da marca era transmitir mais apetite appeal e reforçar "zero açúcar", a inclusão da nova logomarca da Ajinomoto, além da diferenciação da marca MID.
E o resultado desse projeto, é uma embalagem com layout leve e muito agradável aos olhos.

Design Gráfico - Redesign Produtos em geral
Suporte para Coador Mellita
Vencedor: Matriz Escritório de Desenho


O objetivo desse projeto era desenvolver um projeto de redesenho (estrutural e gráfico) para embalagem de suporte para coar café Mellita. Como determinante de projeto gráfico estava o alinhamento com a nova identidade desenvolvida para a linha de coadores de papel agarantindo assim, a sinergia entre as categorias de produtos Mellita.

Fonte:Site da ABRE

Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira

Todos os anos, a ABRE (Associação Brasileira de Embalagens) promove o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do mercado das embalagens, além de conscientizar a sociedade sobre a enorme importância das embalagens.
Os vencedores do Prêmio ABRE terão suas embalagens expostas nas principais feiras mundiais e poderão concorrer ao World Star, prêmio organizado pela Organização Mundial de Embalagens - WPO.
O concurso possui, ao todo, seis módulos:
-Embalagem
-Design Gráfico
-Design Estrutural
-Tecnologia de materiais, conversão e impressão
-Marketing
-Especial

Agora que já foi explicado o prêmio, vamos aos grandes vencedores:
Embalagem Alimentos Doces
Ovos de Páscoa Cacau da Amazônia
Vencedor: Chocolates Garoto

O objetivo da Garoto era apresentar um ovo de páscoa nobre, com massa feita a partir do cacau originado na Bacia Amazônica.
E o desafio para a embalagem era desenvolver um blister que pudesse ser incorporado no cartucho permitindo a visualização do conteúdo, formando um conjunto atraente e harmonioso.
E o resultado foi o melhor possível, todo o volume produzido foi comercializado.

Embalagens de Alimentos Salgados
Óleos Especiais Salada
Vencedor:Bunge

A Bunge Alimentos tinha como objetivo a revitalização da marca sem perder a confiança dos consumidores e a tradição do óleo.
A diferenciação das embalagens se dá pelo formato ergonômico, pela cintura mais delgada e com ranhuras, combinadas com deslocamento do centro de gravidade, facilitando a "pegada" e aplicação.
Como resultado, as vendas tiveram aumentos consideráveis,além da participação da marca no setor de óleos especiais.

Embalagens de Bebidas Não-Alcoólicas
Linha Fast
Vencedor: Nestlé Brasil

O objetivo da Nestlé era inovar no mercado de bebidas líquidas, com uma embalagem atrativa e moderna para seu público-alvo, jovem-adulto.
O maior desafio foi adaptar 3 formatos de garrafas a uma única pré-forma e o ajuste da linha de ênvase para os 3 produtos.
Nós, do Blog da Castellana já falamos da Linha Fast, que você pode conferir nesse link.
O rótulo é um termoencolhível de altíssima qualidade.
A nestlé conseguiu alcançar seus objetivos e teve a aceitação de seu público-alvo.

Embalagem de Bebidas Alcoólicas
Pack Chivas
Vencedor: HUB Brasil

O objetivo da HUB Brasil era desenvolver uma embalagem para o Dia dos pais, mas que respeitasse a relação já consolidade entre clientes e a marca.
O diferencial da embalagem é a sua nobreza que conversa diretamente com o histórico da marca.
O resultado foi a comercialização de 100% dos produtos fabricados e por esse motivo a marca teve que reeditar sua embalagem para o natal.

Embalagem de Higiene e Beleza
Cartucho Expositor para aparelho aromatizante e refil
Vencedor: Innovapack Embalagens

O objetivo era desenvolver um cartucho expositor com forte apelo visual.
Os diferenciais da embalagem são o cartucho triplex 375mg/m2, 5x0 cores + verniz base água, e facilidade para montagem manual.
A embalagem conseguiu atingir seus objetivos e lançou uma forma nova de expor kits para higienização.

Embalagem de Cosméticos e Cuidados Pessoais
Nova Linha Natura Chronos
Vencedor: Natura

O objetivo da Natura é atingir um acabamento premium.
Os desafios eram: reduzir as marcas do processo de fabricação do vidro, atingir acabamento premium com alto brilho e transparÊncia, além de aplicar decoração de longa duração que resistisse aos impactos proporcionados pela perenidade da embalagem.
E como resultado a Natura obteve os principais requisitos e foram alcançados os padrões internacionais.

Embalagem de Perfumes
Thaty Princess
Vencedor: Komm:: Design Strategy

O objetivo do o Boticário, era no aniversário de 25 anos da fragância Thaty fazer uma revitalização da marca e reposicioná-la em seu portfólio.
O desafio era a criação de uma nova fragância chamada de Thaty Princess.
O resultado não poderia ser melhor, desde seu lançamento tornou-se item de colecionador.

Embalagem de Food Service, Delivery e Take Way

Coberturas em pedaços Alispec
Vencedor: PH2 Full Criativity

O objetivo era o desenvolvimento de uma nova linha de embalagens para a cobertura Alispec para a valorização do produto.
O que diferencia essas embalagens dos concorrentes é a fácil identificação da família,fácil utilização, conservação por meio do sistema abre e fecha "zip" e ressalta a qualidade do produto.
A embalagem facilitou a introdução do produto no mercado com o valor de agregação.

Embalagem de Produtos no Geral
Cápsula Ecotrack
Vencedor: Védat
O objetivo era buscar uma ideia inovadora para a necessidade de otimizar o armazenamento e display dos produtos na loja.
Os difrenciais são: Pode ser usada como contêiner de roupas e acessórios esportivos, desempenhando várias funções como: estoque, display e embalagem de produtos.
Essa solução tem funcionado bem, pois diminui o tempo de acesso ao estoque.

Embalagem de Família de Produtos
Família Alpino
Vencedor:Future Brand BC&H


O objetivo era trazer inovações para a marca Alpino, que está tentando estabelcer-se como premium.
Os desafios eram: desenvolver embalagens para o segmento gifting com formas, estruturas de materiais,sistema de impressão distintos que garantissem um padrão único de identidade nas cores da embalagem, com um excelente impacto visual no PDV, ressaltando a nobreza do produto.
E o resultado é que com a variedade de produtos e tamanhos, o cliente tem a chance de escolher o melhor produto para o momento.

Embalagem de MPE's (Micro e Pequenas Empresas)
Linha Apotecaria
Vencedor: Entre Gestão& Design

O objetivo era eliminar a necessidade de sacolas plásticas para o transporte dos cosméticos.
O desafio era a comunicação da simplicidade e eficiência de formas seculares com traços contemporâneos.
O resultado foi a introdução da marca em hotéis e resorts.

Embalagem Promocional
Pack Chivas
Vencedor: HUB Brasil

O objetivo da HUB Brasil era desenvolver uma embalagem para o Dia dos pais, mas que respeitasse a relação já consolidade entre clientes e a marca.
O diferencial da embalagem é a sua nobreza que conversa diretamente com o histórico da marca.
O resultado foi a comercialização de 100% dos produtos fabricados e por esse motivo a marca teve que reeditar sua embalagem para o natal.

Sustentabilidade
Ciclo Verde Taeq
Vencedor: Grupo Pão de Açúcar

Esse foi um projeto inovador, pois aproveitou a estrutura de coleta seletiva do Grupo Pão de Açúcar para implementar o conceito de logística reversa nas embalagens cartonadas dos Produtos Taeq com embalagens em papel cartão reciclados.
Os desafios foram: reunir empresas pertencentes ao ciclo de manufatura de produtos e embalagens que, somados as cooperativas de coleta seletiva, desenvolveram um sistema de coleta rastreada fazendo com que a matéria prima coletada seja reutilizada na produção de um cartão exclusivo que se transforma em umja embalagem Taeq.
O resultado foi um projeto inovador que destina cerca de 30 toneladas de embalagens celulósicas pós-consumo ao mÊs coletadas pelas cooperativas ao Programa.

Esses foram os grandes vencedores do módulo Embalagem, ao decorrer da semana nós apresentaremos os vencedores dos outros módulos.

Fonte: Site da ABRE

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Rótulo Termoencolhível em sabonetes intímos.

Um produto pouco utilizado tempos atrás, mas que hoje em dia possui uma variedade enorme e divide opinões, usar ou não usar sabonete intímo?
Bom, um tema um tanto quanto estranho para um blog de embalagens, mas esse post tem um propósito sim. Ultimamente, esse tipo de produto tem feito sucesso, todas as marcas especializadas em higiene do público feminino possui um em seu portfólio de produtos.
Mas, o que poucos sabem é que o sleeve está "bombando" nessa área. Por exemplo, o Sabonete Líquido Intímo Intimus Teen tem como embalagem um rótulo termoencolhível.
Aqui na Castellana, não é diferente, são vários os projetos para aplicação de sleeve em sabonetes intímos. Venha fazer um orçamento e conhecer nossos trabalhos.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Coca Cola e seus Rótulos Termoencolhíveis!

Hoje, nós apresentaremos uma galeria de fotos com as embalagens de Coca - Cola que utilizam sleeve ao redor do mundo:













segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O que é RGB?


RGB é a sigla para Red(Vermelho),Green(Verde) e Blue(Azul), sistema de cores aditivas. O RGB é utilizado em sistemas eletrônicos, como scanners, câmeras digitais, monitores de TV e de computadores e até na fotografia tradicional. Mas, as impressoras não utilizam esse sistema, o CMYK é utilizado nesses casos.
Esse modelo de cores é um sistema aditivo no qual o vermelho, o verde e o azul são combinados de várias maneiras para a "criação" de cores diferentes.
O termo RGBA também é usado, mas não é outro sistema de cor, a única difrença é que a letra "A" representa Alfa, ou seja, transparência.
O sistema de cores RGB usa a representação numérica, e se dá pela indicação da quantitade de vermelho, verde e azul. Cada uma pode variar entre o mínimo(completamente escuro) e o máximo(completamente intenso). Se todas as cores estiverem no seu mínimo, o resultado é o preto ou se todas as cores estiverem no seu máximo o resultado é o branco.
Preto - RGB (0,0,0)
Branco - RBG (255,255,255)
Vermelho - RGB (255,0,0)
Verde - RGB (0,255,0)
Azul - RGB (0,0,255)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O conceito de modernidade e o Sleeve!

Reformular embalagens, mudar conceitos de produtos é próprio d da publicidade, os produtos mudam enquanto seu público - alvo mudar. E há algum tempo, os publicitários responsáveis pelas reformulações estão associando o sleeve a modernidade. Abaixo, mostraremos exemplos de três produtos clássicos que mudaram suas embalagens:
Fermento Pó Royal:


O Fermento Pó Royal, da Kraft Foods Brasil, está no mercado há 85 anos e até então a sua embalagem era um clássico: Lata tradicional de metal e embalagem de papel vermelho com estampa do produto.
Mas, desde 2008 os produtos encontrados no PDV não são mais assim, o Pó Royal passou por uma mudança radical para atribuir modernidade ao frasco. Agora sua embalagem é um rótulo termoencolhível e o frasco possui "cintura" para se adaptar melhor as mãos dos consumidores.Além dessas novidades,a embalagem possui maior facilidade na hora de abrir e fechar e a tampa é medidora e equivalente a uma colher de sopa, medida presente em praticamente todas as receitas.
A Kraft Foods relançou o fermento com o Slogan:
"Você mudou, nós também"

Óleo de Peroba Cacique:
Essa é uma mudança mais recente, mais ou menos do início do 2º semestre de 2010. O Óleo de Peroba Cacique da Carioca Manufatura Produtos King, está no mercado desde 1938, e é reconhecida pela imagem do Cacique. Até um tempo atrás suas embalagens não eram muito atrativas para a reciclagem, devido a cor do PET, âmbar.
Na nova embalagem, conseguiu-se a união de três características:Modernidade(o PET Cristal é totalmente envolto por um rótulo termoencolhível), Proteção(Ao cobrir toda a embalagem, o sleeve proporciona bloqueio á ação dos raios ultravioletas (UV), capazes de comprometer as propriedades do Óleo de Peroba),e Sustentabilidade (Como a embalagem é PET Cristal, há uma alta demanda de reciclagem, o que não acontecia com a embalagem anterior).

Comfort Concentrado:



A nova embalagem do Comfort Concentrado é um sleeve que cobre toda a sua superfície. No próprio rótulo há a explicação do conceito de produtos "concentrados".
Com essa nova embalagem todo o processo de utilização, entrega e etc. ficou mais sustentável, pois com ela há uma economia de 79% de água, redução de 52% das caixas de papelão, porque o comfort é menor, e isso diminui em 67% a quantidade de caminhões nas estradas e consequentemente há a diminuição da poluição.

O uso dos sleeves está crescendo muito, e sempre associada a modernidade, inovação, beleza e economia.
Venha para a Castellana Sleeve para avaliar como seria a aplicação de sleeve nos seus produtos.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

O que é CMYK?

CMYK é a sigla para o sistema de cores formado por Cian (Cyan), Magenta(Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (BlacK).Na sigla, a cor preta é representada pela letra K, de Key, chave em inglês, pois antigamente a chapa que continha a cor preta era chamada de "Key Plate" - "Chapa Chave", pois era geralmente a chapa com maiores detalhes artistícos ou "informações chave". Outra explicação para o uso da letra K, é o fato de preto em inglês começar com a letra B e isso poderia causar confusão com o acrônimo RGB(Red, Green, Black).
O sistema de cores CMYK é usado na impressão em cores com tinta ocultando certas cores quando impresso em um fundo branco (ou seja, há absorção da sondas de luz particulares). Este modelo chama-se subrativo (pois, a tinta subtrai a luminosidade do branco), a combinação das quatro cores podem reproduzir toda a principal gama de cores do espectro visível, porém nem todas as cores existentes no mundo.
A indústria gráfica é a que melhor e mais usa o CMYK, que para este segmento é baseado na mistura de tintas sobre o papel. E para os sistemas de computadores, o CMYK é uma variação de RGB.
A cor preta pode ser usada a partir da mistura de outros três pigmentos, mas é um preto insatisfatório. E como a pigmentação do negro é a mais barata de todas, então é mais em conta do que utilizar 100% de cada uma das outras três cores. Além disso, se utilizam o preto da mistura a secagem é difícile pode danificar o papel.

As misturas de cores do padrão CMYK:
Magenta + Amarelo = Vermelho
Magenta + Ciano = Azul
Ciano + Amarelo = Verde
Magenta + Ciano + Amarelo = Preto (insatisfatório)


Sistema de Cores CMYK -Cyan,Magenta,Yellow and Key

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A história da embalagem

Todos sabem que os produtos devem ter embalagens bonitas, chamativas, sedutoras e tem que ser bem diferentes dos produtos concorrentes, para que atraia os olhares dos clientes no PDV.
Segundo o livro "História da Embalagem no Brasil" as primeiras embalagens utilizadas no país eram os cestos, os samburás e os balaios criados pelos índios para transportar seus produtos. O vidro foi produzido pela primeira vez no Brasil em 1637 com a invasão holandesa no Recife, onde quatro mestres vidreiros trazidos pelo príncipe Maurício de Nassau montaram uma oficina.
Em 1808, com a chegada da família Real portuguesa e a abertura dos portos para as nações amigas, que teve início em terras brasileiras a fabricação de embalagens. Em 1810, em Salvador foi fundada uma fábrica de garrafas e garrafões, mas a produção de embalagens só foi acontecer em grande escala com a exportação de açúcar(caixa de madeira), mate(barricas) e café (sacos de juta). No final do século XIX, surgiram as primeiras latas para embalar carne e banha produzidas por frigoríficos, os vidros para medicamentos e perfumes, o papel para cigarros e o papelão para todos os tipos de caixa e cartuchos.
Mas, foi só no Governo Collor, que percebeu-se que o desenho das embalagens estrangeiras eram mais atrativas e portanto, vendiam mais.
As embalagens atuam como "vendedoras", pois nem todos os produtos expostos tem campanhas publicitárias na mídia.
Foi assim, que percebeu-se a importância do profissional de design de embalagens e começaram os investimentos em cursos, especializações, entregas de prêmios para incentivar a melhora dia-a-dia das embalagens. Atualmente, o número de profissionais nesse ramo é enorme.
Abaixo, uma galeria de algumas embalagens criativas e bonitas.


Perfume Seducce Água de Cheiro

Lata de Leite Ninho 1,1 Kg - Rendeu prêmio para a agência que desenvolveu a embalagem.

Absolut Vodka - Com o slogan "Every night is a masquerade" aumentou em 15% suas vendas.

Embalagem de Coca Cola - Especial de Natal - Embalagem com Rótulo Termoencolhível

Molhos Epicuro - Rendeu um prêmio para a agência que desenvolveu sua embalagem, Packaging Brands. Embalagem com Rótulo Termoencolhível

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O que é Pantone?

Pantone é uma escala de cores conhecida mundialmente, mas o que poucas pessoas sabem é que Pantone não é uma marca e sim uma empresa, Pantone Inc. fundada em 1962 por Laurence Herbert, inicialmente fabricavam cartões cartão de cores para a indústria de cosméticos. Hoje a empresa, uma multinacional, está sediada em Carlstadt, New Jersey.
O padrão de impressão para a grande parte dos materiais é o CMYK (Cian, Magenta, Amarelo, Preto),e a escala Pantone permite a criação de novas cores através de misturas específicas,além de impressão em cores especiais, como metalizadas e fluorescentes.
Mas, a pergunta que permeia a mente de todos, porque a Pantone ficou tão conhecida? A resposta é simples, lá pelos anos 40 do século passado a Pantone desenvolveu um sistema numérico para se referir a cada cor. Hoje em dia, isso é tão comum para nós, que não conseguimos imaginar que na época em que isso foi lançado, foi praticamente uma revolução.
Mas porque? Porque antes dessa invenção, a referência a cores era um tanto quanto subjetiva, como por exemplo "amarelo deserto" ou "marrom amêndoa" e outras referÊncias do tipo e com o sistema numérico, houve uma padronização, ficou mais fácil falar com alguém do Japão , por exemplo, sobre uma cor e ser entendido.
A maioria das cores do sistema Pantone estão além da gama de cores do CMYK, e as que podem ser "copiadas" pela quadricromia são marcadas como tais nos guias.
Uma inovação da Pantone, além de todas essas já citadas, são os guias de cores, que são portáteis e extremamente úteis. A Pantone INC. recomenda que os guias sejam atualizados anualmente, pois algumas cores sofrem desgaste.

Na galeria de fotos a seguir, mostraremos o Guia Pantone e alguns produtos que foram criados seguindo a lógica dessa empresa, a inovação e as suas cores:




Guia de cores Pantone

Anunciada pela Pantone como cor de 2010 - Pantone 15 - 5519 Turquoise

Poltrona Pantone

Arco íris - Ação de Promoção do Guia de cores Pantone

Suco Pantone - Criação gráfica de Danny Halvoisan - Não é comercializado

Banquinho Pantone

Telefone Celular - Produção Softbank

Pen drive - Pantone Mug - Capacidade 512 MB ou 4GB

Aplicativo Iphone desenvolvido pela Pantone

Carteira - Pantone Universe Big Purse

Xícara - Para você comparar a sua cor de café

Bolsas - Pantone Universe Book Bag

Bottons - Criação do Estúdio Effektive - Não é comercializado

Escada Pantone - Essa escada está localizada no Studio de Design Tamotsu Yagi, São Fransciscou